top of page

Saúde

Como a tecnologia de código de barras deixa saudável o segmento de saúde?

 

Os códigos de barras são usados ​​em todos os aspectos do setor de saúde.

Desde o momento em que um paciente dá entrada em um hospital até o momento em que seu medicamento é dispensado pela farmácia e administrado a este paciente, os códigos de barras estão ajudando os profissionais de saúde a rastrear o estoque de medicamentos garantir a acuracidade da administração desses medicamentos, com dosagens corretas e horários a serem administrados.

Embora os códigos de barras tenham uma variedade de usos neste campo, todos eles têm um objetivo comum: manter os pacientes seguros.

 

Aqui estão cinco exemplos de como os códigos de barras estão sendo usados ​​na jornada de um paciente.

 

1 Identificação do paciente

Muitos hospitais já têm uma política que exige que os pacientes usem uma pulseira de identificação durante toda a estadia.

Quando um profissional de saúde faz a leitura da pulseira através de dispositivos de código de barras, ele pode ter certeza de que está tratando o paciente correto, fazendo o procedimento solicitado e no horário indicado, gerando confiabilidade neste paciente.

 

2 Gerenciamento de Medicamentos

A ANVISA exige que os medicamentos tenham códigos de barras.

Parte das informações armazenadas no código de barras inclui o Código Nacional de Medicamentos, que é um número de identificação para aquele medicamento.

 

O Código de barras dos Medicamentos inclui o nome do medicamento, dosagem, fabricante do medicamento e data de validade, de modo que exista a rastreabilidade do mesmo.

 

3 Coleta de Amostras

O maior pesadelo de um patologista é que as amostras sejam misturadas e o diagnóstico errado seja dado ao paciente errado e esse pesadelo é uma realidade com muita frequência.

Implementar um sistema de código de barras aumenta a precisão e a eficiência da rotulagem no laboratório de um hospital.

A identificação por código de barras pode ser geradas em todas as formas e tamanhos, com materiais que podem resistir à umidade, produtos químicos e temperaturas extremas.

 

4 Segurança da Transfusão de Sangue

Um dos maiores usos de códigos de barras no setor de saúde é em bancos de sangue.

Importante que todo sangue e hemocomponentes (plasma, hemácias, etc.), tenham um código de barras para eliminar erros nas transfusões de sangue.

A segurança da transfusão de sangue é capaz de garantir que o paciente certo esteja recebendo o tipo certo de sangue.

 

5 Gestão de inventário

Os Hospitais gerenciam milhões de reais em materiais e medicamentos, (Mat/Med) diariamente, o que transforma o gerenciamento de estoque um processo demorado e complexo.

A implementação de um sistema de código de barras ajuda a gerenciar os materiais e trazer agilidade no processo de pedido.

A equipe da farmácia do hospital pode ler o código de barras de um material ou medicamento, que pode ser programado para abastecer automaticamente assim que um determinado nível de estoque for atingido.

Os códigos de barras ajudam a rastrear equipamentos e aparelhos hospitalares que estejam danificados direcionando-os aos fabricantes para reparo.

Os códigos de barras também podem rastrear o profissional que utilizou por ultimo um determinado equipamento dentro do hospital, ajudando a controlar sua localização.

Veja todos os serviços:

Manutenção de empilhadeira

Transporte e Logística

Processos

Profissionais de saúde

Saúde

Pessoas

Indústria siderúrgica

Indústria

bottom of page